TDA//H
Você conhece um problema muito sério que muitas vezes não é percebido?
Fique conhecendo um pouco é o Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDA/H).
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDA/H)
ATENÇÃO E DÉFICIT DE ATENÇÃO
· ATENÇÃO: é um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona estímulos, estabelecendo relação entre eles.
· Funciona como “fornecedor de energia” para as demais funções cognitivas.
· O controle de atenção é algo variável para cada pessoa e, depende muito pouco da vontade consciente.
Obs.: Não há culpados pela falta de atenção.
TDA/H
O TDA/H é um transtorno neurobiológico, em que o córtex pré-frontal direito é um pouco menor nas pessoas com este transtorno, que afeta principalmente a parte do cérebro responsável pelas funções executivas como: atenção, controle dos impulsos e das emoções, a memória, etc.
ž Aparece normalmente até os 7 anos de idade e prolonga-se por toda a vida.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais (DSM), o TDAH pode ser empregado sob três formas:
ž Subtipo predominantemente desatento;
ž Subtipo predominantemente hiperativo/impulsivo;
ž Subtipo combinado;
Desatenção
Segundo o DSM, os sintomas são:
ž Não presta atenção a detalhes e comete erros por descuido;
ž Tem dificuldades em manter a atenção nas atividades;
ž Parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;
ž Não segue as instruções e falha em terminar seus trabalhos escolares e tarefas;
ž Apresenta dificuldades em organizar tarefas e atividades;
ž Não gosta de atividades que exijam esforço mental sustentado;
ž Perde coisas com frequência e é esquecido;
ž Distrai-se facilmente.
Em adultos pode apresentar os seguintes sintomas:
ž A desorganização;
ž A tendência a protelar e fazer tudo de ultima hora;
ž A dificuldade para planejar em longo prazo;
ž A falta de iniciativa e persistência;
ž A falta de flexibilidade e automonitoramento.
O que o déficit de atenção tem a ver com problemas de aprendizado?
O déficit de atenção vai incidir na aprendizagem, pois o rendimento/ desempenho do aluno não será igual as outras crianças.
ž EX: embora não tenha um déficit ou quadro de discalculia, o aluno cometerá erros por desatenção.
Diagnóstico do TDA/H
ž É basicamente clínico, através de observação direta da criança e entrevista com a própria criança, pais e relato dos professores.
Obs.: desatenção não é uma doença é um sintoma.
ž Outros fatores também podem causar desatenção, não especificamente o TDA, por isso deve-se ter muito cuidado na hora de diagnosticar uma pessoa.
Hiperatividade e Desatenção
Podem fazer parte do mesmo transtorno, mas cada uma forma um conjunto de sintomas diferentes. Há possibilidades do TDAH ser desmembrado em duas doenças. Uma com sintomas predominantes de desatenção e outras com sintomas de descontrole de impulsos e incapacidades de inibir comportamentos indesejáveis.
Hiperatividade – principais sintomas:
Agitar as mãos ou pés com freqüência ou se remexer na cadeira; não consegue permanecer sentada em sala de aula ou em lugares que exijam tal comportamento; dificuldade em brincar de forma silenciosa; está a mil a todo vapor, correr e/ ou falar em demasia.
Impulsividade (sintomas centrais)
ž Tendência a responder antes das perguntas serem completadas;
ž Dificuldades em esperar a sua vez;
ž Tendência a interromper ou se meter em assuntos dos outros;
ž Sensação de tédio, intolerância a rotina e irritabilidade.
ž Déficits nas funções executivas.
Estes estão associados à boa memória; capacidade de traçar metas; ter boa organização; planejamento; iniciativa; persistência; controle de impulsos; automonitoramento; flexibilidade.
Desempenho Escolar.
Desatenção: mais problemas no aprendizado; diagnóstico tardio; apresentam mais doenças psiquiátricas “internas” – depressão e timidez patológica.
Hiperativos: causam muita confusão em casa em sala de aula por isso tendem a ser tratados mais cedo; mais chances de apresentarem doenças psiquiátricas “externas” – transtorno de conduta, transtorno opositivo desafiante; tendem a ter melhor desempenho escolar do que os predominantemente desatentos.
Tratamento.
O tratamento para o TDAH divide-se em quatro partes:
Uso de medicação;
Manejo comportamental; · Acomodação escolar;
· Reabilitação cognitiva.
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