quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Ainda falando em Pedagogia Social...Conheçam o trabalho de COLODETE, PAIVA e PINEL (2012)

COLODETE, Paulo Roque. PAIVA, Jacyara Silva de. PINEL, Hiran. Pedagogia social: definições, formação, espaços de trabalho, grandes nomes e epistemologias. Conhecimento em destaque-Revista eletrônica, Serra, ES, v.01, n.02, jul. dez. 2012.

RESUMO:
O presente texto tem por objetivo apresentar a Pedagogia Social em suas definições, formação, espaços de trabalho, os grandes nomes e as epistemologias. A partir de algumas definições de Pedagogia Social, o autor mostra que esta é um saberfazer que vem sendo estudado recentemente e se diferencia pelo campo de atuação. A Pedagogia Social ou o educador social atua em ambientes desestruturados seja de rua, familiar, social com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de estratégias que refletem nos mecanismos dos serviços sociais, políticas educativas e sociais, na luta pelos direitos essenciais desses cidadãos marginalizados na sociedade. A Pedagogia Social é então, uma ciência prática, propondo-se ser uma forma pedagógica e educacional caracterizada por um trabalho social de ajuda. No Brasil, a formação do pedagogo social existe em cursos de pós-graduação de lato sensu e poucas vezes nos cursos de graduação. Essa formação é necessária devida a amplitude dos espaços de trabalho do educador social. Envolve uma série de especialidades como: atenção à infância, à adolescência e à juventude; atenção à família com necessidades existenciais, à terceira idade, aos deficientes físicos, sensoriais e psíquicos; Pedagogia Hospitalar; prevenção e tratamento de toxicomanias e alcoolismo; prevenção da delinquência juvenil; atenção a grupos marginalizados; promoção e condição social da mulher; educação de adultos e animação sociocultural. Conforme Quintana (1988) a Pedagogia Social apresenta duplo objeto: a socialização do indivíduo e o Trabalho Social. Destaca-se neste contexto, a importância de três autores principais considerados fundadores e grandes contribuintes para a Pedagogia Social: Korczak, Natorp e Freire.  A partir da realidade vivida pelos sujeitos afetados pela sociedade é que as atividades enfocando as capacidades das pessoas serão desenvolvidas pelo educador social, com propostas interventivas e que objetivem a modificação desta realidade, transformando o contexto, em que os cidadãos passam a lutar e viver de modo democrático.

Palavras-chave: Pedagogia Social; educador social; sociedade; realidade.
Resumo escrito por: Marcela Marinho de Oliveira em 2015 

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