COLODETE, Paulo Roque.
PAIVA, Jacyara Silva de. PINEL, Hiran. Pedagogia
social: definições, formação, espaços de trabalho, grandes nomes e
epistemologias. Conhecimento em destaque-Revista eletrônica, Serra, ES,
v.01, n.02, jul. dez. 2012.
RESUMO:
O presente texto
tem por objetivo apresentar a Pedagogia Social em suas definições, formação,
espaços de trabalho, os grandes nomes e as epistemologias. A partir de algumas
definições de Pedagogia Social, o autor mostra que esta é um saberfazer que vem sendo estudado
recentemente e se diferencia pelo campo de atuação. A Pedagogia Social ou o
educador social atua em ambientes desestruturados seja de rua, familiar, social
com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio
de estratégias que refletem nos mecanismos dos serviços sociais, políticas
educativas e sociais, na luta pelos direitos essenciais desses cidadãos
marginalizados na sociedade. A Pedagogia Social é então, uma ciência prática,
propondo-se ser uma forma pedagógica e educacional caracterizada por um
trabalho social de ajuda. No Brasil, a formação do pedagogo social existe em
cursos de pós-graduação de lato sensu
e poucas vezes nos cursos de graduação. Essa formação é necessária devida a
amplitude dos espaços de trabalho do educador social. Envolve uma série de
especialidades como: atenção à infância, à adolescência e à juventude; atenção à
família com necessidades existenciais, à terceira idade, aos deficientes físicos,
sensoriais e psíquicos; Pedagogia Hospitalar; prevenção e tratamento de
toxicomanias e alcoolismo; prevenção da delinquência juvenil; atenção a grupos
marginalizados; promoção e condição social da mulher; educação de adultos e
animação sociocultural. Conforme Quintana (1988) a Pedagogia Social apresenta
duplo objeto: a socialização do indivíduo e o Trabalho Social. Destaca-se neste
contexto, a importância de três autores principais considerados fundadores e
grandes contribuintes para a Pedagogia Social: Korczak, Natorp e Freire. A partir da realidade vivida pelos sujeitos
afetados pela sociedade é que as atividades enfocando as capacidades das
pessoas serão desenvolvidas pelo educador social, com propostas interventivas e
que objetivem a modificação desta realidade, transformando o contexto, em que os
cidadãos passam a lutar e viver de modo democrático.
Palavras-chave:
Pedagogia Social; educador social; sociedade; realidade.
Resumo escrito por: Marcela Marinho de Oliveira em 2015
Resumo escrito por: Marcela Marinho de Oliveira em 2015
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