Conheçamos um pouco da história da Antiguidade Grega através do resumo do texto de Maria Lúcia de Arruda Aranha (2006):
ARANHA, Maria Lúcia de
Arruda. História da educação e da
pedagogia: geral e do Brasil. 3ª
ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006 (p. 57-77)
RESUMO
O objetivo do
texto Antiguidade grega: a paideia de Maria Lúcia de Arruda Aranha (2006) é
mostrar a evolução da sociedade grega com ênfase na educação, na paideia e as contribuições para a
educação atual. A autora mostra que na Grécia Antiga, nos tempos homéricos
predominava a concepção mítica do mundo, em que a origem e as ações humanas
eram influenciadas pelos deuses. Com as grandes transformações políticas e sociais,
o surgimento dos primeiros filósofos e consequentemente, os questionamentos da
realidade mítica, o ideal grego passa a ser democrático voltado para a formação
do cidadão da pólis. Neste contexto,
a paideia adquire a concepção de
educação integral. De início a educação visava à formação militar, depois teve
como foco a educação física e os esportes, para após, priorizar a literatura e
a retórica. No período helenístico, paideia
assume a definição de enciclopédia ou
“educação geral” acentuada pelo projeto das sete
artes liberais. A partir deste momento, inicia-se uma reflexão sobre o
ideal da formação, onde o cidadão passa a elaborar a cultura da cidade, e é
onde a palavra pedagogia adquire o conceito ampliado que designa toda teoria
sobre a educação. Portanto, é observável que a Grécia trouxe várias
contribuições para a educação destacando as dos sofistas, Sócrates, Platão,
Isócrates e Aristóteles e que são aplicadas ainda hoje nas diversas práticas
pedagógicas.
Palavras-chave:
educação; paideia; formação.
Resumo escrito por: Marcela Marinho de Oliveira em 2015
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