quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Educação na Antiguidade Grega: a paideia

Conheçamos um pouco da história da Antiguidade Grega através do resumo do texto de Maria Lúcia de Arruda Aranha (2006):

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 2006 (p. 57-77)

RESUMO
O objetivo do texto Antiguidade grega: a paideia de Maria Lúcia de Arruda Aranha (2006) é mostrar a evolução da sociedade grega com ênfase na educação, na paideia e as contribuições para a educação atual. A autora mostra que na Grécia Antiga, nos tempos homéricos predominava a concepção mítica do mundo, em que a origem e as ações humanas eram influenciadas pelos deuses. Com as grandes transformações políticas e sociais, o surgimento dos primeiros filósofos e consequentemente, os questionamentos da realidade mítica, o ideal grego passa a ser democrático voltado para a formação do cidadão da pólis. Neste contexto, a paideia adquire a concepção de educação integral. De início a educação visava à formação militar, depois teve como foco a educação física e os esportes, para após, priorizar a literatura e a retórica. No período helenístico, paideia assume a definição de enciclopédia ou “educação geral” acentuada pelo projeto das sete artes liberais. A partir deste momento, inicia-se uma reflexão sobre o ideal da formação, onde o cidadão passa a elaborar a cultura da cidade, e é onde a palavra pedagogia adquire o conceito ampliado que designa toda teoria sobre a educação. Portanto, é observável que a Grécia trouxe várias contribuições para a educação destacando as dos sofistas, Sócrates, Platão, Isócrates e Aristóteles e que são aplicadas ainda hoje nas diversas práticas pedagógicas.


Palavras-chave: educação; paideia; formação. 

Resumo escrito por: Marcela Marinho de Oliveira em 2015

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